quarta-feira, 17 de julho de 2013

Dicas de hidratação


O que acontece se você não se hidrata adequadamente:

Níveis de desidratação
% Do peso corporal perdido
Perda de fluido em Litros
Intervalo de tempo
Efeitos e sintomas
 Menor
1%
0,75 Litros
1 hora
Diminuição da performance atlética, diminuição da resistência muscular
 Estágio inicial
2%
1,5 litros
2-3 horas
Cãibras musculares, perda de força, fadiga
 Perda de desempenho
3%
2,25 Litros
3-4 horas
Tonturas, fadiga grave, náuseas, alta temperatura
 Insolação
7 +%
+ 5 Litros
7 + horas
Colapso, perda de consciência


O corpo humano tem em média 57% a 65% de água (homens) e 46 a 53% (mulheres). Essa diferença se deve ao conteúdo de massa muscular maior no primeiro caso. Quanto maior a massa muscular, maior a quantidade de água corporal do indivíduo, já que este componente representa  65 a 75% do peso muscular.

A água corporal é dividida em  compartimentos intra e extracelulares. O primeiro diz respeito à água que está dentro das nossas células. O segundo se refere ao plasma e ao líquido intersticial (que banha as células do organismo),  linfa, saliva,  secreções, urina, suor.
Existem diferenças nas composições desses fluidos. Os fluidos extracelulares, entre eles, o suor, têm alta concentração de sódio e cloro e baixa concentração de potássio.

A importância da água para o organismo é altíssima. A água representa o meio onde todas as reações químicas acontecem.

Uma pessoa sedentária necessita de aproximadamente 2,5 litros de água por dia. Essa  água pode ser obtida através dos alimentos, líquidos e do próprio metabolismo. O consumo médio de água gira em torno de 1,2 litros/dia.  Essa quantidade pode variar muito durante  um pedal feito em condições térmicas estressantes ( calor + umidade), onde o total de ingestão de líquidos pode ser 5 a 6 vezes  maior.

 A única maneira de  prevenir uma perda excessiva de água (desidratação) e  sais minerais é através da ingestão freqüente da mesma durante o exercício.

Aqui vão algumas dicas:

Ingira de 400 a 600 ml  10 a 20 minutos antes de pedalar
Prefira os líquidos  gelados (5 graus), que são absorvidos mais rapidamente
Tente ingerir aproximadamente 250 ml a cada 15 minutos de pedal
É interessante consumir soluções  hidratantes com baixo teor de açúcares (6%) e também  em concentrações isotônicas de sódio, já que este é o principal mineral perdido pelo suor, e sua perda excessiva (hiponatremia)  pode causar sérios distúrbios  neurológicos.

Como todo atleta o ciclista precisa de muito líquido. Assim começam as recomendações e teorias de quanto beber durante um passeio ou treino. As indústrias de suplementos adoram fornecer estudos e mais teorias, todas apontando para beber mais e, claro, o seu produto. Mas para clarear isso, uma revista americana consultou alguns especialistas e abaixo temos o resumo da conversa.

Mito: Reponha tudo que você perder
Por muitos anos a recomendação era pesar no fim de uma corrida ou passeio de bike tanto quanto no começo, ou seja, beber tudo que você suou. Mas o corpo não consegue absorver líquidos na mesma velocidade do que perde. Portanto se você tentar fazer isso vai ter que dar umas paradinhas.

Verdade: Reponha parte do que foi eliminado por transpiração.
Beba 75% do que você sua durante uma corrida longa. Para fazer isso primeiro você precisa saber sua taxa de sudorese. Ou seja, saber quanta água você coloca pra fora por hora. Para fazer isso, basta se pesar antes e depois de um treino de uma hora. Não se esqueça de descontar a água que você tomar durante esse teste. Com esse valor em mãos, você saberá o quanto tomar de água a cada hora de treino.

Mito: Beber o que der pouco antes de partir
Você só vai conseguir arrumar umas paradas a mais no caminho. Como foi dito antes o corpo demora um pouco para absorver os fluídos.

Verdade: Beba ao longo do caminho
Ingira 500 ml de alguma bebida esportiva uma ou duas horas antes da corrida. Esse tempo é o suficiente para o corpo absorver o que precisa e eliminar o resto. Depois dois ou três goles de isotônico a cada 15 ou 20 minutos durante a corrida.

Mito: Cafeína desidrata
A cafeína já foi “demonizada” de várias maneiras, inclusive classificada como diurética. Assim, consumi-la durante a corrida faria você perder mais líquidos e aumentar o estresse pelo calor com o aumento dos batimentos cardíacos e do metabolismo.

Verdade: Cafeína só aumenta a queima de carboidratos.
Uma pesquisa revelou recentemente que a cafeína não faz você ir mais vezes ao banheiro do que outra bebida. Também não influencia nos efeitos do calor na trilha. Ao contrário, a cafeína faz você sentir melhor. Diminui sua percepção de cansaço e faz você ir mais longe. A universidade de Birmingham, na Inglaterra, observou que ela faz os carboidratos de uma bebida para esportistas serem queimados 26% mais rápidos dos que o de uma que não tenha cafeína na fórmula. Ela faz a glucose ser absorvida mais rapidamente pelo intestino.

Mito: Você precisa mais proteína
Inicialmente, as bebidas para esportistas eram essencialmente carboidratos. Mas com o tempo a proteína achou uma maneira de se enfiar no meio apoiado num estudo que dizia que a combinação dos dois melhorava a resistência, mais do que só carboidratos.

Verdade: Você precisa de muito pouca proteína.
Recente pesquisa com 10 atletas percorrendo um circuito de 80 km mostrou que o rendimento dos que usaram bebidas só com carboidrato foi o mesmo dos que usaram os combinados de carboidrato e proteína. E esses dois grupos tiveram rendimento superior aos que beberam água aromatizada. E ainda, se você é um ciclista de longa distância, muito provavelmente ira comer algo durante o trajeto, isso já será suficiente para o pouco de proteína que pode precisar.

Mito: Hidratação durante o exercício é um mandamento Divino.
Ora, isso é o que as empresas que vendem isotônicos que você pense para estar sempre com a garrafinha deles na mão, mesmo que seja para uma volta no quarteirão.

Verdade: O importante é beber água todo o dia e de forma regular 
O mandamento da natureza é estar em dia com a hidratação. Isso quer dizer, beber água ao longo do dia. Uma pessoa só se desidrata fazendo exercícios moderados se não tem o hábito de beber água sempre, mesmo quando não esta com sede. Se você se mantém hidratado, não correrá o risco de uma desidratação em um passeio moderado. A regrinha dos 8 copos diários é uma boa base.

Fontes: Ramon Subway e http://pedalmossoro.blogspot.com.br/2012/05/hidratacao-5-dicas-para-nao-secar-na.html 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

/*