segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Strava para treinos

Galera,

Optei por registrar os percursos com o Strava e aposentar de vez o Sports Tracker já que considero o strava mais completo e se bem utilizado pode ser um grande aliado e incentivador nos treinos. 
Convido aos amigos de pedal a instalarem o aplicativo e se inscreverem nos clubes do Canela Seca e da ACC. Caso haja necessidade podem me procurar que mostrarei como funciona.

Segue matéria retirada do http://ciclismoeperformance.blogspot.com.br/ e recomendo a leitura desta matéria, desta outra e principalmente esta.


"Como meu primeiro post de conteúdo, eu vou falar de uma ferramenta revolucionária para quem deseja performance. É um site gratuito (em boa parte) que funciona como um facebook para ciclistas. O endereço do site é: www.strava.com



Por que revolucionária? Porque é um modo de se manter o incentivo para treinar e superar seus limites. Ajuda a fazer novos amigos. E ainda por cima mantém um excelente banco de dados de seus treinos e de sua performance. Vou comentar um pouco de cada uma destas funções que são todas gratuitas.



 Base de Dados:

O strava mantém suas estatísticas de distância, altitude e tempo de treinos. Ele faz isso em agrupamento semanal e mensal. Com ele é possível saber o quanto você pedalou em cada semana e em cada mês. Dá para saber o quanto escalou e quanto tempo tem se dedicado aos treinos. Ele mantêm uma base de dados em formato de números e em formato de gráfico para que você possa verificar seus treinos a qualquer momento.

Com uma interface simples e intuitiva você consegue analisar seu volume de treinos, volume de escaladas e tempo de forma rápida. Dá para comparar com seus treinos anteriores e tentar estabelecer novas metas.



O Strava mantêm suas estatísticas a cada ano e também suas estatísticas totais. Dá para saber seu maior treino/corrida, maior potência, maior escalada, número de treinos/corridas....





Performance:



Este é, para mim, a melhor parte do Strava. É possível analisar sua performance em cada treino. E também é possível comparar sua performance com outros atletas que tenham feito o mesmo treino ou mesmo parte dele.

De cara dá para conferir a altimetria do seu treino, como nesta imagem abaixo.






Para cada treino também é possível saber as estatísticas de tempo, temperatura, velocidade máxima, média, cadência média, a bicicleta utilizada no treino e o equipamento gps. O Strava também apresenta uma estimativa da potência média do treino. Caso você tenha um sensor de potência, o Strava vai reportar a potência real.
A imagem abaixo mostra um treino feito na cidade de Uberlândia. Mostra o mapa do relevo (é possível utilizar imagens de satélite), mostra a distância, a elevação total e uma estimativa das calorias gastas.




Em uma tela específica é possível analisar graficamente a velocidade, elevação, cadência, batimentos cardíacos, potência de cada instante do treino e avaliar, por exemplo a reação do seu batimento cardíaco para um dado aumento da potência. Ou mesmo seu batimento de acordo com a elevação em determinada subida.
Isso pode ser analisado por "Laps", ou seja, você pode analisar todos estes dados para cada volta em um circuito ou mesmo para cada tiro em um treino específico de intervalos.






Segmentos:



Uma ideia genial do pessoal do Strava é a possibilidade de se criar segmentos ou trechos. Qualquer usuário pode criar um segmento de um treino. Um segmento é um trecho ou uma parte do seu percurso (ou ele todo). Por exemplo você pode criar um segmento de uma determinada montanha, de uma prova, de um circuito específico. Um exemplo segmentos pode ser visto na USP, onde cada pedaço do local onde a grande maioria dos ciclistas de SP treina já tem os trechos demarcados. Outro exemplo pode ser visto na França, onde os principais trechos e escaladas do Tour de France de cada ano pode ser analisado e repetido por qualquer atleta que queira desafiar os super atletas do Tour.

Mas o grande lance dos segmentos é a sua comparabilidade. Veja na figura abaixo um trecho criado na subida da serra de campos do Jordão. Aqui podemos ver vários detalhes do percurso.






E podemos saber também quem fez o melhor tempo (dentre os usuários do Strava). Podemos ver que existem 52 ciclistas que já fizeram este trajeto. O melhor deles em 1:42 com 243 watts de média!!! Quando você vê aquele símbolo de um raio ao lado da potência, significa que o ciclista usou um sensor de potência, e que aquela potência foi medida realmente. As medidas sem o raio são potências estimadas pelo Strava e que não tem a mesma confiabilidade de um sensor. Podemos ver também o Batimento cardíaco médio de cada atleta e sua velocidade média no percurso.

Esse tipo de informação traz duas vantagens. Primeiro porque é possível saber o quanto você está perto ou distante dos ciclistas de sua categoria ou que você deseja vencer/acompanhar. Segundo porque serve como uma comparação com você mesmo para seus próximos treinos ou competições.

Na versão paga do Strava (6 dolares por mês) é possível analisar este ranking de cada trecho por peso, idade e até por amizade... comparando sua performance com a de seus amigos. É possível também analisar o ranking por sexo.




KOM:

Ou King Of Mountain (Rei da Montanha). O Strava mantêm um registro de quem possui o melhor tempo em cada trecho o chamando de KOM. Você pode colecionar KOM's e será avisado por e-mail cada vez que algum atleta te superar em um trecho no qual você é o KOM. O mesmo funciona para a mulheres que possuem um ranking específico, mas o nome é QOM numa referência a Queen (Rainha).





Potência:



Uma das coisas legais do Strava. Para quem tem um sensor de potência é bem legal pois dá para comparar sua performance em um dado trecho. Exemplo: Se você tem uma subida desafiadora e quer saber se está melhorando seu desempenho, fica difícil saber comparando somente os tempos totais. O problema é que fatores de ambiente como o vento prejudicam o tempo total como uma medida de desempenho. Usando o Strava você pode comparar a potência média gerada naquela subida, e assim tem uma informação muito mais útil do que simplesmente o tempo total.

Para quem não tem sensor de potência, a brincadeira também é legal, pois baseando-se no seu peso, no peso da sua bike e no relevo (o vento não entra nessa conta) o Strava é capaz de estimar qual foi a potência gerada em cada momento. É possível analisar e comparar seus treinos utilizando a função de potência estimada. Infelizmente essa ferramenta não é muito acurada. Eu tenho um sensor de potência na minha bike e vejo que em alguns trechos, a potência estimada para quem estava treinando comigo dá discrepâncias relativamente altas. Mas é muito melhor do que não ter nenhuma noção da potência gerada.





Social:



O Strava também tem o seu lado Facebook/Twitter. É possível "seguir" um atleta em uma tela que apresenta todos os treinos de cada um de seus amigos. É possível fazer comentários e "curtir" como no facebook (No strava chama-se Kudos - não me pergunte por que). Você também recebe por e-mail um resumo dos treinos de seus amigos para que você se sinta pressionado a tirar a bunda do sofá! O Strava avisa quando alguém bate algum tempo ou quando alguém se torna o KOM em algum trecho.





Desafios:



Eventualmente são criados alguns desafios (geralmente patrocinados) para que os atletas tentem bater algum tipo de meta. Para cada desafio existe um ranking de sua posição em relação a todos os usuários do Strava no Mundo ou em relação aos do Brasil ou de seu círculo de relacionamento. Tudo isso para manter algum tipo de incentivo para que cada vez mais sejam realizados treinos no Strava.



Requisitos:



Para funcionar com todos os seus recursos o Strava necessita de um GPS com altímetro. Os compatíveis são os Garmins da linha Edge, como o Edge 500, 700 e 900. Com estes equipamentos é possível usar a função de estimativa de potência do Strava. Contudo, também é possível utilizar o Strava com qualquer celular que possui o sistema IOS (Iphone) ou que usa o Sistema Android (desde que tenha GPS no telefone). Nestes casos de uso de telefones ao invés do Garmin, você perde um pouco de confiabilidade no altimetria do treino, pois estes aparelhos celulares não possuem o barômetro que o Garmin possui. Outra informação que se perde é a de batimentos cardíacos. Contudo, é possível comprar um pequeno conector para o Iphone ou Android para que eles passem a registrar os batimentos cardíacos. Porém o custo destes complementos no Brasil assustam um pouco. Em breve vou fazer uma análise do Garmin Edge 500 para apresentar suas funções e sua utilidade para atletas que desejam melhorar sua performance.



É importante salientar que existem diversas outras funções no Strava. Se eu fosse apresentar todas esse review passaria a ser o manual do site. Tentei apresentar as funções que considero mais importantes no dia a dia do ciclista. A versão paga (6 dolares por mês) apresenta alguns gráficos a mais que podem ser bastante interessantes para quem tem um Garmin Edge e que não possui um sensor de potência na bicicleta. Aconselho a assinar por um mês e avaliar a relação custo benefício."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/*